Mariano Procópio: de Juiz de Fora para Juiz de Fora
- Yasmin Machado Dias
- 31 de out. de 2017
- 1 min de leitura
O Mariano Procópio ou Mapro é um dos museus da cidade de Juiz de Fora e talvez o mais famoso deles. Mariano Procópio Ferreira Lage mandou construir uma“Villa” com o propósito de receber D. Pedro II, O Magnânimo,então imperador do Brasil, em sua visita à cidade. O local não ficou pronto antes da visita da Família Real, portanto o político e engenheiro Mariano Procópio hospedou-a em sua própria casa,enquanto o trabalho do alemão Carlos Augusto Gambs ainda estava em construção.

Frente da Villa Ferreira Lage. Foto: Yasmin Machado Dias
O imperador conheceu a Villa Ferreira Lage apenas em sua segunda viagem a Juiz de Fora e, como o próprio nome já deixa claro, era uma propriedade privada da família de Mariano. Atualmente, é uma instituição que pertence à cidade de Juiz de Fora, tombada pelo Patrimônio Cultural Municipal (Compac), pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG) e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Portanto, o Mapro é reconhecido tanto na esfera municipal quanto na estadual e federal.
Além da Villa Ferreira Lage, também conhecida como Castelinho, e do Prédio anexo Mariano Procópio, o local conta com um parque que reúne incontáveis espécies de plantas brasileiras e também um lago, um bosque e espaço para recreação, isso desde a década de 1930, aberto de terça a domingo.

Carlos Drummond de Andrade sobre o Mapro. Foto: Yasmin Machado Dias
Para conferir a matéria completa, acesse: Mariano Procópio: de JF para JF

Panorâmica do museu. Foto: Yasmin Machado Dias
Comments