Incêndios na Califórnia
- Yasmin Machado Dias
- 12 de out. de 2017
- 2 min de leitura
Os incêndios que começaram neste domingo (8) destruíram mais de 65 mil hectares, deixando 21 mortos e 560 pessoas desaparecidas.
Os incêndios florestais são uma ameaça que a Califórnia, estado do sudoeste dos Estados Unidos, enfrenta principalmente durante essa época do ano, devido ao calor que torna a vegetação da área propensa à queimadas. Com o aquecimento global, essa situação pode se tornar mais recorrente, segundo reportagem publicada pela Exame.
O fogo começou no domingo à noite e se espalhou rapidamente devido aos fortes ventos na região, obrigando as pessoas a deixarem suas casas às pressas, entretanto, algumas não conseguiram se salvar. Segundo matéria publicada pela Folha de São Paulo, os bombeiros estão combatendo 22 focos de incêndio na Califórnia, em oito condados, entre eles Napa, Sonoma, Yuba e Mendocino. A região é conhecida por suas vinícolas e muitas delas foram completamente destruídas, o que causará impactos a longo prazo para a economia da região.

Vinícola no Vale da Napa (foto: kennedyfotos/pixabay)
O número de mortos chegou a 21, mas os bombeiros afirmaram que pode ser maior, porque mais de 560 pessoas ainda estão desaparecidas. Esse número também está relacionado com a falta de energia que atingiu os condados, afinal, muitas pessoas ainda estão com dificuldades de entrar em contato com amigos e familiares.
Ainda no domingo, o cheiro de fumaça começou a pairar sobre a cidade de San Francisco e, na segunda-feira (9), os moradores foram aconselhados a deixar as janelas fechadas, e não sair com crianças e cães. Esse conselho também estendido a pessoas com doenças respiratórias, como asma. E o portal do jornal El País também salientou o fato do governador Brown declarar Estado de Emergência para conseguir auxílio de recursos federais para os locais afetados.

Golden Gate de San Francisco (foto: Free-Photos/Pixabay)
Na terça (10), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou estado de "catástrofe natural" na região da Califórnia. De acordo com o jornal O Globo, só no condado de Sonoma, mais de 25 mil pessoas deixaram as próprias casas, sendo que mais de 3.500 delas foram destruídas pelo fogo.
Comments